Eventos do Sector

Realizam-se em Coimbra, no dia 15 de Setembro, as comemorações do Dia Nacional do SNS

15-09-2016
O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, vão marcar presença no evento que se realiza em Coimbra, no Centro de Congressos dos HUC-CHUC, dia 15 de setembro, e que assinala o 37.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

José Martins Nunes, presidente do Conselho de Administração do CHUC, explica que "durante a manhã, abordar-se-ão as oportunidades para o desenvolvimento futuro do SNS e, durante a tarde, apreciar-se-ão os seus resultados e far-se-á homenagem ao seu fundador, Dr. António Arnaut".

Após a sessão de abertura, onde estarão presentes o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e o secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, será proferida uma palestra sobre "A Universidade, a investigação e o SNS", a cargo do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

Entre várias outras intervenções, durante o período da manhã terá lugar a Conferência Inaugural "A saúde global e o mundo". O orador convidado é Detlev Ganten, presidente da M8 Alliance e Conferência Mundial de Saúde.

Para as 15h00 está agendada a inauguração de monumento estatuário e atribuição do nome de António Arnaut ao Centro de Congressos dos HUC-CHUC, seguida da conferência "Conquistas nos 37 anos do SNS", tema que será desenvolvido pelo diretor-geral da Saúde, Francisco George.

A iniciativa, organizada pelo CHUC e pela ARS do Centro, contempla ainda a projeção do filme: "Serviço Nacional de Saúde - o resgate da dignidade".

"Capacidade de dar confiança aos cidadãos"

Relativamente ao tema escolhido - “O Serviço Nacional de Saúde e o resgate da dignidade”, José Martins Nunes afirma que tal se deve o facto de, "ao longo dos 37 anos decorridos desde a sua fundação, o SNS constituir motivo de orgulho nacional, vista a sua capacidade de dar confiança aos cidadãos e de garantir esperança no futuro, assumindo-se como um dos mais prestigiados serviços públicos nacionais, assente na capacidade dos seus profissionais e nas políticas sociais surgidas com o 25 de Abril".

O responsável do CHUC faz questão de destacar o "notável papel que o SNS tem na coesão nacional, na justiça social e na solidariedade entre portugueses, para além da circunstância adicional de se assinalar o contributo do seu fundador António Arnaut na defesa de referências éticas de uma vida dedicada ao serviço dos valores humanistas".

Pode fazer download do programa.


 

Fonte:JustNews

- Faça o Download do ficheiro

Newsletter
Receba todas as actualizações da APTAC
Redes Sociais

Área Reservada

Esqueceu-se da Password?

Ainda não tem conta?
Se ainda não tem conta para aceder à nossa área reservada pedimos que entre em contacto connosco através do nosso telefone 210503144 entre as 10h e as 19h ou através do nosso email geral@aptac.pt