Eventos do Sector

Tuberculose: INSA dá a conhecer uma perspetiva atual sobre os dados epidemiológicos

08-11-2016
Destinado a TACSP e outros profissionais de saúde, simpósio organizado pelo Instituto Ricardo Jorge, e agendado para novembro, visa "dar a conhecer uma perspetiva atual sobre os dados epidemiológicos da TB reunidos no INSA, em colaboração com a rede de laboratórios do sistema VigLab".

Enquanto laboratório de referência nacional com funções de vigilância epidemiológica, e com o propósito de contribuir para o Plano Nacional de Luta Contra a Tuberculose, especificamente para o controlo da Tuberculose (TB) multi e extensivamente resistente, o INSA implementou o sistema de vigilância epidemiológica de base laboratorial, o VigLab-TB. 

Atualmente, o VigLab-TB tem como objectivo "detetar todos os casos de TB (sensível, poli ou multirresistente) diagnosticados na região de Lisboa e todos os casos de tuberculose multirresistentes a nível nacional". 

No âmbito da apresentação e enquadramento do evento, a comissão organizadora adianta que "está já a ser feita a caracterização molecular das estirpes multirresistentes, a fim de possibilitar, em tempo real, a identificação da transmissão de casos, de forma a poderem ser tomadas as devidas medidas de intervenção em Saúde Pública no que diz respeito a tratamentos adequados e rastreios de contactos". Acrescenta também que o objetivo é  "ainda complementar o sistema existente de notificação clínica da DGS (SVIG-TB)."

No final da reunião, que decorrerá dia 8 de novembro, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa (e por vídeo-conferência no Centro de Saúde Pública Gonçalves Ferreira, no Porto) está prevista uma discussão aberta com intervenção de todos os participantes e palestrantes especialistas na área.

 

Newsletter
Receba todas as actualizações da APTAC
Redes Sociais

Área Reservada

Esqueceu-se da Password?

Ainda não tem conta?
Se ainda não tem conta para aceder à nossa área reservada pedimos que entre em contacto connosco através do nosso telefone 210503144 entre as 10h e as 19h ou através do nosso email geral@aptac.pt