Novidades Sector

Equipa portuguesa ganha prémio europeu de pesquisa para a cura da infecção por VIH

02-12-2014
Foi entregue no Dia Mundial de Luta contra a SIDA, assinalado ontem dia 1 de dezembro, o Prémio Partnering for Cure Research Funding 2014 à equipa nacional de investigadores pelo trabalho intitulado Terapia Génica Para a Cura da Infecção pelo VIH: utilização de replicões de ARN para actuar contra a entrada e a latência do VIH. O prémio, de cerca de 100 mil euros, foi anunciado durante o X Congresso Nacional de VIH/SIDA organizado pela Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS). 

A equipa nacional distinguida é composta pelos investigadores Pedro Borrego, farmacêutico e investigador, Nuno Taveira, farmacêutico e Prof. Catedrático, e Helena Florindo, farmacêutica e Prof. Auxiliar, e que representam o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCEM) e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (iMed.ULisboa).

Os investigadores portugueses ganharam o Prémio Partnering for Cure Research Funding 2014 com um projeto pré‐clínico que tem como objetivo tentar curar a infeção pelo VIH através de duas estratégias novas e complementares de terapia genética que neutralizam duas etapas diferentes do ciclo de replicação viral: a entrada em novas células e a latência no interior de células já infetadas. O projeto pretende demonstrar que estas novas estratégias de terapia genética podem eliminar o VIH das células, o que justificará estudos subsequentes em modelos animais, que são um passo indispensável rumo à cura da infeção pelo VIH.

O projeto foi selecionado de entre cerca de 100 outros projetos propostos por investigadores europeus e premiado com uma bolsa de cerca de 100 mil euros. O grupo premiado foi selecionado por um painel de cientistas internacionais que integram o programa Partnering for Cure, uma iniciativa pioneira na Europa apoiada pela Bristol-Myers Squibb.

A liderança da iniciativa Partnering for Cure, em Portugal, encontra-se a cargo de um painel de especialistas clínicos e de investigação relevantes: Isabel Aldir, Hospital de Egas Moniz; Ana Espada de Sousa, Instituto de Medicina Molecular; Rui Tato Marinho, Hospital Santa Maria; Nuno Taveira, Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia de Lisboa; Eugénio Teófilo, Hospital Santo António dos Capuchos; e Emília Valadas, Hospital de Santa Maria.

A Bristol-Myers Squibb desenvolveu a iniciativa Partnering for Cure com os objetivos de proporcionar educação clínica a médicos interessados em virologia, apoiar os investigadores ativos em virologia e proporcionar aos médicos e investigadores um fórum de discussão sobre os avanços em virologia com vista à cura e está assente em três componentes básicos - educação, intercâmbio científico e investigação científica.

Fonte: News Farma

Newsletter
Receba todas as actualizações da APTAC
Redes Sociais

Área Reservada

Esqueceu-se da Password?

Ainda não tem conta?
Se ainda não tem conta para aceder à nossa área reservada pedimos que entre em contacto connosco através do nosso telefone 210503144 entre as 10h e as 19h ou através do nosso email geral@aptac.pt