Eventos do Sector

3º Simpósio Nacional: Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura - SPASS 2016

24-11-2016
O Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promove, dia 24 de novembro, no seu auditório em Lisboa, o 3º Simpósio Nacional "Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura - Contaminantes de Preocupação Emergente: Desafios Laboratoriais" (SPASS 2016).

O evento insere-se no âmbito do projeto europeu "MetroFood - Infrastructure for Promoting Metrology in Food and Nutrition.

Os contaminantes de preocupação emergente compreendem um conjunto vasto de substâncias com destaque para os medicamentos, produtos de higiene pessoal, compostos industriais, fragrâncias, retardadores de chama, pesticidas, nanomateriais e surfactantes. O conhecimento científico sobre os seus efeitos evoluiu consideravelmente nos últimos anos, evidenciando a necessidade de clarificar, monitorizar e classificar o risco associado à sua exposição.

Em Portugal, é escassa a informação de dados analíticos, toxicológicos ou ecotoxicológicos sobre contaminantes de preocupação emergente em alimentos. O SPASS 2016 irá abordar as diversas vertentes da análise e do risco associado à presença de contaminantes de preocupação emergente, em géneros alimentícios.

O evento será organizado pelas seguintes áreas temáticas: "Metodologias analíticas e garantia de qualidade", "Ocorrência e transformação na cadeia alimentar", "Toxidade e biodisponibilidade" e "Impacto na saúde, legislação e desafios futuros". Tem como destinatários todos os interessados no tema, nomeadamente comunidade científica, profissionais da saúde, reguladores, entidades do poder autárquico e outros profissionais que procuram definir parâmetros universais de debate sobre este assunto, incluindo o estabelecimento de normas e boas práticas.

A iniciativa irá permitir a apresentação de trabalhos científicos sobre a realidade complexa da análise laboratorial, na identificação e caracterização de contaminantes de preocupação emergente, bem como da interpretação dos resultados analíticos e do seu impacto na saúde pública. Os trabalhos serão apresentados na forma de comunicação oral ou painel.

Os interessados em participar no SPASS 2016 deverão fazê-lo através do preenchimento do seguinte formulário online:

https://docs.google.com/forms/d/1rh2PltSUJ--8bcmFmF9L7mwOKkgE9jr1eE8U-IQIY-o/viewform 

Os autores dos trabalhos a apresentar deverão submeter o seu resumo para comunicação até 11 de setembro, através do correio eletrónico spass2016@insa.min-saude.pt, tendo em atenção o guia para preparação de resumos:

http://formext.insa.pt/pluginfile.php/1517/course/summary/Guia_pr_resumos.pdf

Para mais informações, consultar a plataforma de e-learning do Instituto Ricardo Jorge.

Faça download do cartaz.
- Faça o Download do ficheiro

Newsletter
Receba todas as actualizações da APTAC
Redes Sociais

Área Reservada

Esqueceu-se da Password?

Ainda não tem conta?
Se ainda não tem conta para aceder à nossa área reservada pedimos que entre em contacto connosco através do nosso telefone 210503144 entre as 10h e as 19h ou através do nosso email geral@aptac.pt