Novidades Sector

INSA e ARS de Lisboa e Vale do Tejo assinam protocolo na área dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica

27-02-2019
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) assinaram, dia 25 de fevereiro, um protocolo de colaboração na área dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica. O acordo celebrado regula os termos segundo os quais os utentes do Serviço Nacional de Saúde têm acesso aos meios complementares de diagnóstico (MCDT) e terapêutica prestados pelo INSA.

Os MCDT objeto do presente protocolo estão relacionados com o diagnóstico laboratorial de doenças transmissíveis, nomeadamente tuberculose e infeções sexualmente transmissíveis. Os exames analíticos são realizados pelo Instituto Ricardo Jorge, sendo a colheita dos produtos biológicos efetuada nos locais de prescrição da ARSLVT ou nos locais de prestação de cuidados de entidades com as quais tenha celebrado acordos.

De acordo com os termos do protocolo assinado pelas duas entidades, compete ao Instituto Ricardo Jorge assegurar o transporte dos produtos biológicos para as suas instalações quando a colheita se realize nos locais de prestação de cuidados com os quais tenha acordos. O acesso dos utentes a estes cuidados de saúde efetua-se por iniciativa dos médicos que prestam serviço nos locais de prestação de cuidados da ARSLVT ou nos locais de prestação de cuidados de entidades com as quais tenha celebrado acordos.

“As pessoas gostam de ter confiança nas suas instituições e, portanto, saberem que os seus exames e análises têm o selo de qualidade do INSA, que é uma referência a nível internacional, traz um enorme grau de confiança e tranquilidade às pessoas”, sublinhou Luís Pisco, presidente da ARSLVT. Este protocolo “resulta de mais uma parceria muito frutuosa e de grande aprendizagem, que vem beneficiar tanto os utentes como os profissionais de saúde”, destacou, por seu lado, Fernando de Almeida, presidente do INSA.

 

Newsletter
Receba todas as actualizações da APTAC
Redes Sociais

Área Reservada

Esqueceu-se da Password?

Ainda não tem conta?
Se ainda não tem conta para aceder à nossa área reservada pedimos que entre em contacto connosco através do nosso telefone 210503144 entre as 10h e as 19h ou através do nosso email geral@aptac.pt