Diagnóstico Laboratorial na Pandemia Covid-19


Caros Colegas,

A COVID-19, causada pelo SARS-Cov2, é a doença com maior taxa de incidência da atualidade, tornando-se numa pandemia pondo em risco a saúde publica a nível mundial. Infetou até à data cerca de 770.653 pessoas e causou a morte de 36.946. O diagnostico laboratorial desta pandemia é fulcral para despiste e confirmação do paciente suspeito com SARS-Cov2. Não só o diagnostico etiológico é importante como também, os estudos epidemiológicos da doença, bem como a monitorização do estado clinico do paciente infetado. 
A APTAC, em cumprimento com a sua missão de valorização científica, tomou a iniciativa de criar fundamentos para a atuação dos nossos profissionais, nas competências de variáveis pré-analíticas e analíticas no âmbito do diagnóstico laboratorial da doença por coronavirus 2019 - em amostras do tracto respiratório.
 
Melhores cumprimentos
A Direção da APTAC

Download 
G Lippi et al. The critical role of laboratory medicine during coronavirus disease 2019 (COVID-19) and other viral outbreaks . Clin Chem Lab Med (2020).

https://www.aptac.pt/site/uploads/paginas/documentos/5B0FDDE4-28950_1.pdf

Download Variaveis pré-analíticas e analiticas

https://www.aptac.pt/site/uploads/paginas/documentos/59EA30EF-02ED0_1.pdf

"Pelo Cidadão, Pela Saúde, Pela Profissão!" 
 
 

Newsletter
Receba todas as actualizações da APTAC
Redes Sociais

Área Reservada

Esqueceu-se da Password?

Ainda não tem conta?
Se ainda não tem conta para aceder à nossa área reservada pedimos que entre em contacto connosco através do nosso telefone 210503144 entre as 10h e as 19h ou através do nosso email geral@aptac.pt