Mensagem do Presidente
Dra. Hélia Carona - Mensagem do Presidente
“Queremos acrescentar valor à nossa atividade de forma rigorosa, sustentada e contínua”
Contando já com 28 anos de existência, a APTAC hoje é uma entidade com reconhecido mérito na nossa área, pautando-se pelo rigor e transparência, perseguindo a melhoria continua da qualidade da atividade desenvolvida junto dos seus associados, procurando responder da melhor forma ás solicitações dos seus membros e inovando no processos de proximidade. A política de continuidade e inovação está presente no seio da APTAC desde sempre demonstrando que pretendemos sempre acrescentar valor à nossa atividade de forma rigorosa, sustentada e continua.
O trabalho que esta equipa, se propõe a desenvolver engloba a prossecução de objectivos estratégicos bem definidos em área essenciais para o desenvolvimento e crescimento da profissão. São eles:
No domínio do ensino – participar ativamente junto das várias unidades de ensino superior que ministram a Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública, bem como as entidades governamentais competentes, contribuindo de forma positiva, para a atualização de conteúdos que visem a melhoria contínua dos nossos planos curriculares no sentido de dotarem os recém-licenciados com competências e skills mais adequadas e atractivas ao actual cenário de oferta, pois acreditamos que o Exercício da Profissão deve estar de mãos dadas com o Ensino e a Academia e caminharmos, lado a lado, com objetos de interesse bem definidos e enquadrados no contexto nacional, dando respostas e oferecendo soluções ás necessidades e exigência do Sistema de Saúde e à Sociedade civil.
Políticas de desenvolvimento profissional continuo. Neste âmbito, a APTAC tem desenvolvido um sistema de apuramento de necessidades formativas, que sustentam a elaboração de um plano de ações de formação que, de forma descentralizada, pretende atingir o nosso grupo-alvo, facilitando a acessibilidade. Os vários protocolos de parceria/cooperação que temos implementados permite-nos hoje oferecer um vasto leque de formações de natureza e conteúdo científico bastante diversificado, procurando fomentar a valorização científica, cultural e profissional dos nossos associados, garantindo desta forma, uma atualização do Conhecimento e do Saber visando sempre a melhoria contínua dos actos e o incremento de competências.
Relações Internacionais – Porque a internacionalização dos nossos profissionais é hoje uma realidade consolidada, é fundamental continuar a apostar nas parcerias além fronteiras. Neste campo a nossa actuação junto da IFBLS (International Federation of Biomedical Laboratory Science) na qual representamos Portugal permite-nos estabelecer cooperação com associações congéneres de forma a potenciarmos, não só, o melhor acesso à informação, como partilharmos conhecimento e estabelecer protocolos de atuação, no sentido de uniformizar o exercício da nossa profissão em contexto internacional., assim como estabelecer parcerias em contexto europeu com outras entidades do sector.
No entanto, o plano estratégico que delineamos não estaria terminado sem mencionarmos a ação mais desafiadora e o projeto mais aliciante com o qual contactámos. A CRIAÇÃO DA ORDEM PROFISSIONAL. A ORDEM DOS TECNICOS DE SAÚDE.
Continuamos firmemente na prossecução deste objectivo pois acreditamos que esta iniciativa que resulta do trabalho conjunto de várias associações da área das tecnologias da saúde, tem a oferecer ao público em geral, a defesa dos seus interesses no âmbito da prestação de cuidados de saúde rigorosos, garantindo as melhores práticas reconhecidas nacional e internacionalmente. Este é o nosso interesse : Preservar a integridade dos direitos dos utentes.
Assim, no seio do Fórum das Tecnologias da Saúde (FTS) continuaremos a percorrer este caminho junto das entidades competentes, fundamentando as nossas intenções, mostrando ao poder político que o modelo em que acreditamos é algo inovador e também para eles desafiador, no entanto, forte, sólido e estruturalmente robusto com evidencias na defesa do interesse publico e dos profissionais.
A Agenda de Intervenção Política não se esgota com as ações do FTS. Continuaremos a divulgar a imagem dos TACSP junto das autoridades que nos tutelam, em particular o Ministério da Saúde, contribuindo de forma positiva em ações de reconhecimento público e zelando pelo prestígio dos TACSP, na sua função social, dignidade e prestígio, defendendo as prerrogativas do nosso código de ética e deontológico, agindo em conformidade e de acordo com a lei, perante incumprimento da mesma ou dos nossos estatutos.
The last but not the least......
O Fórum de Estudantes – A aposta nos estudantes é hoje, pelos vários motivos já apontados, uma das principais linhas de atuação desta direção que hoje é endossada. Porque os Estudantes de Hoje serão o Profissionais de Amanhã é com eles que devemos PREPARAR O FUTURO.
A nossa aposta passa pela criação de fórum de estudantes que terá representação em sede de direção, promovendo desta forma, um conselho privilegiado para os assuntos exclusivos dos estudantes e da academia, estando em constante contacto com o órgão executivo desta associação.
Caros colegas, não devo, porém terminar, sem antes realçar o mote deste mandato.
PREPARAR O FUTURO COM COMPROMISSO, INOVAÇAO E SUSTENTABILIDADE
A Presidente da Direcção
Hélia Carona